segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nova geração ubatubense fica com 3 títulos estaduais no Guarujá

A 4ª e última etapa do Hang Loose Surf Attack aconteceu neste último final de semana no canto do Maluf no Guarujá e definiu os campeões paulista 2010 das cinco categorias em disputa. Os surfistas da nova geração ubatubense levaram 3 categorias com Gabriel Adisaka (até 18 anos), Wesley Dantas (até 12 anos) e Filipe Toledo (até 16 anos), mantendo a hegemonia ubatubense neste que é considerado o melhor e mais forte campeonato da nova geração brasileira. Confira abaixo o resultado da etapa e a classificação dos ubatubenses no ranking paulista 2010.

 Júnior
1 Maxsswell Ribeiro 2 Wesley Santos 3 Arthur Aguiar 4 Sidney Guimarães

Mirim
1 Wesley Santos 2 Deivid Silva 3 Victor Bernardo 4 Marcos Correa


Iniciantes
1 Marcos Correa 2 Igor Moraes 3 Leonardo Guimarães 4 Alcides Lopes Neto


Estreantes
1 Samuel Pupo 2 Wesley Dantas 3 Gustavo Ramos 4 Vitor Mendes

Petit
1 Samuel Pupo 2 Paulo Renato 3 Eduardo Mota 4 Guilherme Lima

Melhores colocações dos ubatubenses no ranking final 2010

Junior
1 Gabriel Adisaka
2 Lucas Santos
4 Filipe Toledo
7 Artur Aguiar
9 Giovane Ferreira

Mirim
1 Filipe Toledo
10 Carlos André
13 Wesley Dantas
16 Kadu Medeiros

Iniciantes
6 Alexsandro Santos
9 Wesley Dantas
12 Yuri Aguiar
13 Phillipe Chagas
16 Gabriel Medeiros

Estreantes
1 Wesley Dantas
8 Gabriel Medeiros
10 Davi Toledo

Petit
10º Leonardo Camargo

Nota do redator:
Apesar dos títulos a etapa foi bastante atípica para os ubatubenses que não tiveram boa atuação no Guarujá. Apenas Artur Aguiar e Wesley Dantas subiram no pódio que costumeiramente é dominado pelos ubatubenses, além da cidade ficar de fora do pódio no ranking de cidades, algo nunca visto antes também. Nota-se no ranking acima que na Junior temos 4 entre os 8 melhores, na Mirim apenas Filipinho na liderança, na Iniciantes apenas 1 representante entre os TOP 8 e na Estreantes Wesley na liderança e Gabriel Medeiros em 8º . Na Petit Leo Camargo aparece em 10º lugar. Fica fácil perceber que temos um domínio decrescente da categoria Junior para a Petit. Nossa cidade já formou campeões Petit como Matheus Toledo, Filipe Toledo, Wesley Dantas e precisamos ser realistas  e vermos o que está acontecendo com o surfe de base na capital de surfe!!!! A AUS democraticamente precisa achar a solução para Ubatuba não depender dos surfistas de famílias 100% surfe como Dantas, Toledo, Bettero, Aguiar, Adisaka etc... e darmos chance de atletas como Wesley Leite, Amisael Oliveira, Kaue Gonçalves, Lucas Bernardo entre outros mais possam seguir com as mesmas oportunidades dos demais, mas para isso tem que se fazer campeonatos baratos na inscrição e com boa divulgação de mídia, simples assim! 


Tuty representou muito bem Ubatuba no Maluf.


Adisaka feliz da vida com o título mais cobiçado entre os amadores do país.

Wesley Dantas levou mais um título paulista para casa.
Fotos: Munir El Hage/Hang Loose

domingo, 24 de outubro de 2010

Adisaka assume a ponta no Paulista e Tuty é o destaque ubatubense na categoria Junior

O surfista de Ubatuba Gabriel Adisaka assumiu a liderança do ranking paulista. Mesmo sendo derrotado na semifinal ele ultrapassou a pontuação de Lucas Santos e somente o peruibense Sidney Guimarães pode tirar o título do japones voador, mas para isso terá que vencer a etapa, tarefa nada fácil pois terá como adversários Wesley Santos, Maxswel Ribeiro e o ubatubense Artur Aguiar. Artur, conhecido pelos amigos como Tuty foi o destaque ubatubense deste sábado de boas ondas no canto do Maluf, alcançando a final com viradas espetaculares nas quartas de final e na semifinal.
Na categoria Mirim os melhores ubatubenses foram Carlos André, 5º colocado e Kadu Medeiros que foi 7º lugar. O evento que define o ranking paulista 2010 tem transmissão ao vivo no link

Fotos: Munir El Hage/Hang Loose
Com a 5ª colocação Gabriel Adisaka assumiu a ponta
do circuito Paulista 2010 na categoria Junior

Artur Aguiar está na final Junior e é o melhor representante
 ubatubense desta etapa

Lucas Santos venceu em Itamambuca e Mongaguá e tinha o título
em suas mãos, mas perdeu nas quartas de final no Guarujá



sábado, 23 de outubro de 2010

Ubatubenses Lucas Santos e Gabriel Adisaka disputam título paulista Junior no Guarujá

Está acontecendo neste momento a 4ª e última etapa do Hang Loose Surf Attack, válido pelo ranking paulista 2010. Com a eliminação nas quartas de final de Lucas Santos, o japonês voador Gabriel Adisaka entrou na briga pelo título paulista junto do guarujaense Deivid Silva ao assegurar sua vaga na semifinal que entra na água ás 17 horas com transmissão ao vivo no link abaixo:
O título paulista pode ser decidido ainda hoje nas baterias de semifinal. Na 1ª bateria da principal categoria em disputa terá o ubatubense Giovane Ferreira, o praia grandense Maxwel Ribeiro, o peruibense Sidnei Guimarães e o guarujaense Deivid Silva que ultrapassa a pontuação de Lucas se chegar na final. Na segunda bateria tem os ubatubenses Artur Aguiar e Gabriel Adisaka, além do sebastianense Renan Argemiro e do peruibense Wesley Santos.
Nas demais categorias o ubatubense Wesley Dantas 12 anos é o líder na categoria estreantes e deve sair do Guarujá com o título da categoria para atletas Sub13. Na categoria Mirim, Filipe Toledo já foi consagrado Campeão paulista, seu sétimo título neste que é considerado o circuito mais forte da Brasil da nova geração. Portanto, das 5 categorias em disputa Ubatuba pode levar 3 títulos, mantendo a hegemonia paulista na formação de novos valores. Fiquem na torcida que a molecada Junior está voando literalmente!
Filipe Toledo está no Peru junto da equipe brasileira no mundial
da ISA. Campeão Paulista Mirim  2010
Foto Munir El Hage

Giovane Ferreira está na semifinal no Guarujá
Foto Munir El Hage

Wesley Dantas venceu duas etapas e foi 2º em outra,
título praticamente garantido no Guarujá. Fenômeno Ubatubense
Foto Renato Boulos

Gabriel Adisaka está na disputa pelo título paulista 2010
na categoria Junior Foto Renato Boulos

Lucas Santos perdeu nas quartas de final, assumiu a liderança
do ranking, mas vai ter que torcer na areia contra seus adversários
Foto Munir El Hage

Artur Aguiar é outro surfista de Ubatuba na semifinal da Junior
Foto Renato Boulos



  

  

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fenômeno ubatubense integra equipe brasileira no Mundial de surfe da ISA

O ubatubense Filipe Toledo, 15 anos está competindo no mundial da ISA que está acontecendo no Peru com ondas de até 3 metros em Senhoritas e Cabaleros, região de Punta Hermosa. Filipe perdeu na 2ª fase e agora compete na repescagem neste sábado. O surfista ubatubense está competindo na categoria Open junto dos brasileiros Alan Johnes, Gutemberg Silva e Peterson Crisanto que vem sendo um dos destaques do time brasileiro. Amanhã Filipe enfrenta o português Eduardo Fernandes, o uruguaio Julian Perez e o surfista da Guatemala Danilel Lopez e o evento pode ser acompanhado ao vivo a partir das 11 horas da manhã  no link abaixo: Força Filipe!!!

O fenômeno ubatubense Filipe Toledo representando o Brasil
no mundial da ISA em Punta Hermosa, Peru
Foto: divulgação Billabong Brasil  

Encomenda de pranchas TBC em Ubatuba

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Odirlei representa no Super Surf do RJ

Odirlei Coutinho foi o melhor representante ubatubense neste final de semana no Super Surf International, onde só foi barrado nas quartas de final, terminando na 5ª colocação, faturando 2.950 dólares de premiação. Odirlei que vem surfando com as pranchas de seu irmão Anderson Coutinho e Edglass, venceu todas as baterias que disputou, eliminando fortes nomes como Rodrigo Dorneles, Thiago de Souza, Victor Ribas, Bernardo Pigmeu e só foi barrado pelo campeão da etapa , o espanhol Aritz Aramburu.
Nesta etapa estava em jogo um Peugeot O km e o surfista da nova geração Marco Aurélio, local de Itamambuca estava na briga direta mas foi eliminado no round 96 ficando o carro para o paranaense Caetano Vargas, mesmo assim Marco Aurélio foi o grande destaque ubatubense neste circuito e teve o melhor momento de sua carreira ao vencer a etapa de Itamambuca com altas ondas. Nada mal para quem está em seu primeiro ano como profissional!
Também competiram no RJ os ubatubenses Wiggolly Dantas (49º), Saulo Junior (73º), Tamae Bettero (37°), Hizunome Bettero (73º) e Renato Galvão (25º).
Odirlei Coutinho acompanhando a nova geração
nas manobras aéreas 


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ubatubenses continuam atacando perna carioca do WQS

Depois do Oakley Rio Surf Pro International encerrado neste último domingo, que teve vitória do carioca Leandro Bastos, a elite do surfe do WQS segue competindo no Rio de Janeiro no Super Surf Internacional que começa amanhã as 8 hs na Barra da Tijuca.
O evento tem um brilho maior maior pois é a 4ª e última etapa do Super Surf Internacional, circuito que trouxe muita força ao surfe nacional e que vai premiar o campeão com um carro 0 km. Na briga pelo carro está o ubatubense da nova geração, Marco Aurélio que ocupa a 3ª colocação neste ranking, além de Renato Galvão que é o 7º colocado. Na liderança está o paranaense Caetano Vargas e na segunda colocação o carioca Simão Romão.
O evento pode ser acompanhado ao vivo no link http://supersurf.abril.com.br/ 
Saulo Junior foi o melhor ubatubense no Rio Surf Pro terminando na 13ª colocação. Na etapa do Super Surf a elite ubatubense segue representada por Renato Galvão, Saulo Junior, Hizunome Bettero, Tamae Betero, Marco Aurélio, Odirlei Coutinho e Wiggolly Dantas.

Marco Aurélio pode voltar com um Peugeot 0 Km
desta etapa do Super Surf Internacional no RJ

O surfe power de Saulo Junior se encaixa muito
bem nas ondas powers do Rio de Janeiro

sábado, 9 de outubro de 2010

Saulo Junior é o destaque ubatubense no WQS que está rolando no Arpoador/RJ

O ubatubense Saulo Junior mostrou que está em ótima fase e avançou mais uma bateria no Rio Surf Pro International, evento WQS que distribui 145 mil dólares de premiação. Saulo venceu sua bateria  e avançou junto com o japonês Ohno Masatoshi para o round dos 24 melhores, eliminando o havaiano Mason Ho e o brasileiro Thiago de Souza.
Amanhã Saulo enfrenta os brasileiros Patrick Tamberg, Charlie Brow e Thomaz Hermes na segunda bateria do dia. O evento pode ser acompanhado ao vivo no link http://www.tvjam.com.br/live/ 
Wiggolly Dantas que busca vaga no World Tour não foi bem e terminou em 73º lugar. Os irmãos Hizunome  e Tamae Bettero também perderam e terminaram em 49º lugar. Odirlei Coutinho foi o 37º e Renato Galvão terminou em 25º lugar.
Tamaê Bettero evoluindo no WQS

Saulo tem a seu favor as fortes esquerdas do Arpoador
onde pode mostrar o seu power surfe ubatubense


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ubatubenses competem no Arpoador-RJ em etapa do circuito mundial WQS

Começou ontem no Arpoador/RJ mais uma etapa do circuito WQS, o Oakley Rio Surf Pro International, evento de nível 6 estrelas que conta com a presença da elite profissional de Ubatuba. Saulo Junior estreou surfando bem marcou 12,10 pontos e avançou para a segunda fase para se juntar aos ubatubenses pré-classificados Wiggolly Dantas, Odirley Coutinho, Hizunomê Bettero, Tamaê Bettero, Renato Galvão.
O evento pode ser acompanhado ao vivo no link http://www.tvjam.com.br/live/ a partir das 8 horas desta quinta feira.
O destaque ubatubense neste ano é Wiggolly Dantas que ocupa o 28º lugar no WQS. O único ubatubense a fazer parte da elite mundial foi Tadeu Pereira e agora Wiggolly pode ser o representante local no WT.
Fotos divulgação Danilel Smorigo - ASP South America
Saulinho mandando ver na junção do Arpoador para vencer
sua bateria  e deixar Tanio Barreto em 2º

Estrutura montada no berço do surfe brasileiro, o Arpoador/RJ

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Camila Cássia é a 9ª colocada no mundial em Bali

Está acontecendo na indonésia o Oakley World Pro Junior Bali 2010, evento que define o ranking mundial para atletas sub-20 anos. O Brasil conta com duas representantes no feminino, Diana Cristina que é a atual campeã sul americana da categoria e a ubatubense Camila Cássia, surfista local da praia das Toninhas. 
Infelizmente Camila perdeu ontem para a atual campeã desta categoria, a australiana Laura Enever em bateria com polêmico resultado, mas que teve show de surfe da ubatubense que pode ser conferido no link http://oakleyprojunior.com/ em vídeos.
Camila Cássia entubou e rasgou forte as direitas de Canggu e deixou marcado em Bali a força e qualidade do surfe feminino de Ubatuba, ficou na 9ª colocação e recebeu 700 dólares de premiação. Diana Cristina segue na competição e enfrenta a australiana Airine Mason nas quartas de final.
Masculino - Na categoria masculina os brazucas estão deixando os gringos loucos com verdadeiro show de aéreos mostrando o caminho que o surfe brasileiro vai levar o surfe mundial, onde a locução não para de falar dos Brazilian TOP GANG. Miguel Pupo, Caio Ibeli, Peterson Crisanto, Kristian Kimerson, Jessé Mendes e Alejo Muniz nos enchem de orgulho. A única baixa até o momento foi Jessé Mendes que perdeu pro americano Connor Coffin.
Caio Ibeli foi pra repescagem e voou sem medo pra fazer o
maior somatório do evento, 18,17 e avançar pro 3º round

Camila Cássia representou a cidade de Ubatuba em Bali

Catarinense Alejo Muniz iniciando mais um forte ataque,
força e agilidade em qualquer condição de mar.

Artur Aguiar detona em seu blog e deixa a Capital do Surf e o estado de SP em questionamento

Artur Aguiar, 17 anos, soltou postagem em seu blog que gerou muita polêmica em Ubatuba, deixando surfistas e amantes do esporte da Capital do Surf perplexos, dividindo suas opiniões e questionamentos. Artur foi o 9º colocado no brasileiro 2009 competindo apenas em duas etapas, é o atual 5º colocado Open no Ubatuba Pro Surfe e 11º no Paulista. Foi a maneira que ele encontrou pra desabafo e acabou sacudindo as estruturas do surf ubatubense. Quem vive o esporte sabe o que ele vai colher nos próximos eventos que queira participar, afinal ele está criticando abertamente o julgamento, que em seu entender é o responsável pela crise no esporte. Sendo assim, o blog do Jornal Surfar pesquisou alguns números no site da Federação Paulista de Surfe e coloca-os pra reflexão do leitor, para que possa analisar e tirar suas próprias conclusões de maneira racional e não emocional como muitos tendem a fazer nestas horas.     
Exageros a parte os nºs não mentem. Vejam o número de inscritos nas categorias até 16 anos  no ubatubense e analisem se o gráfico não seria descendente:

2007: 47
2008: 56
2009: 51
2010 1ª etapa: 38
2010 2ªetapa: 35

Nossos últimos campeões Petit foram Filipe, Wesley e Davi Toledo, este ano temos um paulistano na liderança. Os nºs não são piores graças ao esforço da escolinha municipal, bem diferente da época que formou a geração de ouro com Hizu, Saulo, Diego, Joelson, Eduardo, Galvão e outros mais com circuito de 5 etapas e mais alguns surf treinos na administração do Jacob. Já em 1999 na administração de Tadeu Pereira foram realizadas 8 etapas com farta premiação e dez patrocinadores.
Este ano temos 3 etapas programadas e nenhum surf treino realizado. Em São Sebastião as categorias de base levaram em 2010 79 atletas SUB 16 pro outside. Não temos circuito paulista Open e Feminino a 3 anos no estado. No paulista sobra vagas, algo que há pouco tempo não ocorria, bons atletas ficavam fora.
O que dizer de Santos com 500 mil habitantes e não agrega 8 atletas mirim em seu circuito? Se isso não é crise é o que então? Com relação aos Profissionais que não foram citados na matéria do Tuty a situação é reflexa dos problemas de base. Ubatuba sempre teve 6 surfistas entre os 16 melhores do ranking paulista PRO por décadas, diferente de 2009 que terminamos com 2 Top e 2010 temos dois também.
No Brasil Tour Saulinho é o nosso melhor representante em 26º e da nova geração Gustavo Henrique aparece em 57º. Se continuar assim a geração de ouro que citei acima terá que carregar o piano sózinha por mais alguns anos no BSP. Só não vê quem não quer. Julgamento é polêmico no mundo inteiro, mas podemos começar arrumando o quintal de casa. Será que estes resultados duvidosos não são os monstros que assustam nossas criancinhas??? Ao trabalho amigos, precisamos melhorar, Ubatuba é e sempre será celeiro de talentos devido a qualidade de suas ondas e familias que respiram surfe em grande quantidade e que estimulam suas crias para nosso amado esporte. Parabéns Tuty vc tem 7° de hipermetropia mas está enchergando melhor que muita gente, let's go surf galera!

Texto de Marcelo Aguiar: Surfista desde 1979, Psicólogo de adolescentes desde 1989, Instrutor técnico formado pela ISA/CBS, criador da Escolinha da Baleia (escolinha vice campeão do Quiksilver Surf School 2002), Diretor da AUS em 1999 gestão Tadeu Pereira/Demon e pai dos talentosos Pedro, Artur e Diego Aguiar que juntos possuem mais de 170 finais no estado de SP.
Artur Aguiar não se intimida dentro dágua e agora mostra
que é radical fora dela também

sábado, 2 de outubro de 2010

Família Dantas domina Ubatuba Pro Surf em Itamambuca

Encerrou neste sábado a 2ª etapa do Ubatuba Pro Surf 2010 com verdadeiro show em todas as 14 categorias em disputa, mas o domínio ficou para as ações dos irmãos Wiggolly Dantas, Suelen Naraisa e Wesley Dantas que venceram as categorias Pro masculino, Pro feminino e Mirim, além do 2º lugar da Iniciantes de Wesley, mais um jovem fenômeno do surfe ubatubense.
Vale destacar as vitórias do especialista em aéreos Gustavo Araujo na Open, Giovane Ferreira na Junior e Phelipe Chagas na Iniciantes que garantiram muito show de surfe nos 3 dias de competição.
Outro ponto positivo fica para a estrutura e organização da AUS que busca sempre a qualidade máxima neste que é considerado o maior circuito municipal do país em função do número expressivo de talentos formados neste paraíso do surfe paulista. Nota máxima para a transmissão ao vivo, muito eficiente nas imagens e entrevistas conectadas a locução ao vivo.
O ponto negativo desta etapa  fica para a ausência de Filipe Toledo e Ricardo Toledo que estão na França onde Filipe acaba de consagrar-se Vice campeão do Quiksilver King of The Grom, desfalcando a família TLD que mesmo assim foi muito bem representada nas vitórias de Davi na Estreantes e no 2º lugar da principal categoria (Profissional) de Matheus Toledo.
Fica registrado neste blog que esta etapa foi marcada também por diversos resultados apertados em  baterias decididas em décimos que geraram bastante reclamação do público presente e internautas ligados na transmissão. Sofreram com os resultados apertados os atletas Artur Aguiar (virou rotina), Alex Cunha, Kauê Gonçalves, Wesley Leite, Gabriel Adisaka e Tremembé. Para finalizar, o baixo número de inscritos nas categorias de base também passa a ser motivo de preocupação, afinal porque isso está ocorrendo? Acompanhe resultados completos no link da AUS www.aus.org.br/ 
Fotos Renato Boulos /Divulagação AUS
Davi Toledo, 11 anos voando a caminho da vitória da Estreantes,
aumentando a coleção de títulos da família TLD 

Sandra Maria venceu a feminino Iniciantes

Artur Aguiar não para de evoluir mas cansado da quantidade
de resultados polêmicos disse que vai abandonar os eventos em Ubatuba

Giovane Ferreira segue vencendo jogando
 água pro céu com sua X-Flex.

Gustavo Araujo venceu a Open e foi 5º na Profissional,
voltando com força total

Wesley Dantas tem pouca idade e surfe de gente grande,
mais um fenômeno ubatubense

Palanque decorado pelo artista Uirá Martins, nota 10!

Filipe Toledo é Vice Campeão do Quiksilver King of The Grom na França

O ubatubense Filipe Toledo conquistou o vice campeonato no Quiksilver King of The Grom na França, onde só foi superado pelo australiano Matt Banting que foi o carrasco dos brasileiros neste evento que reuniu os melhores surfistas do mundo com até 16 anos.
Filipe fez na semi final uma apresentação impecável contra o português Vasco Ribeiro arrancando na raça um 9,93 após dar um Fake 360° muito alto, depois uma batida e finalizou com um aéreo rodando perfeito, não deixando dúvidas no julgamento.
Já na final Filipe não teve a mesma sorte na escolha das ondas e foi superado pelo australiano que surfou forte nas direitas do excelente beach break francês. Parabéns Filipinho pelo excelente resultado conquistado em águas internacionais, mostrou ao mundo que logo mais estará lutando por sua vaga no World Tour.
Resultado da etapa:
1º Matt Banting (AUS)
2º Filipe Toledo (Bra)
3º Vasco Ribeiro (Port)
3º Slade Prestwich (AFS)
5º João Paulo Abreu (BRA)
Filipe Toledo no pódio francês

Filipinho deixou seu nome marcado na Europa

Australiano Matt Banting surfou forte pra ser o rei da
 molecada de até 16 anos