segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Artur Aguiar detona em seu blog e deixa a Capital do Surf e o estado de SP em questionamento

Artur Aguiar, 17 anos, soltou postagem em seu blog que gerou muita polêmica em Ubatuba, deixando surfistas e amantes do esporte da Capital do Surf perplexos, dividindo suas opiniões e questionamentos. Artur foi o 9º colocado no brasileiro 2009 competindo apenas em duas etapas, é o atual 5º colocado Open no Ubatuba Pro Surfe e 11º no Paulista. Foi a maneira que ele encontrou pra desabafo e acabou sacudindo as estruturas do surf ubatubense. Quem vive o esporte sabe o que ele vai colher nos próximos eventos que queira participar, afinal ele está criticando abertamente o julgamento, que em seu entender é o responsável pela crise no esporte. Sendo assim, o blog do Jornal Surfar pesquisou alguns números no site da Federação Paulista de Surfe e coloca-os pra reflexão do leitor, para que possa analisar e tirar suas próprias conclusões de maneira racional e não emocional como muitos tendem a fazer nestas horas.     
Exageros a parte os nºs não mentem. Vejam o número de inscritos nas categorias até 16 anos  no ubatubense e analisem se o gráfico não seria descendente:

2007: 47
2008: 56
2009: 51
2010 1ª etapa: 38
2010 2ªetapa: 35

Nossos últimos campeões Petit foram Filipe, Wesley e Davi Toledo, este ano temos um paulistano na liderança. Os nºs não são piores graças ao esforço da escolinha municipal, bem diferente da época que formou a geração de ouro com Hizu, Saulo, Diego, Joelson, Eduardo, Galvão e outros mais com circuito de 5 etapas e mais alguns surf treinos na administração do Jacob. Já em 1999 na administração de Tadeu Pereira foram realizadas 8 etapas com farta premiação e dez patrocinadores.
Este ano temos 3 etapas programadas e nenhum surf treino realizado. Em São Sebastião as categorias de base levaram em 2010 79 atletas SUB 16 pro outside. Não temos circuito paulista Open e Feminino a 3 anos no estado. No paulista sobra vagas, algo que há pouco tempo não ocorria, bons atletas ficavam fora.
O que dizer de Santos com 500 mil habitantes e não agrega 8 atletas mirim em seu circuito? Se isso não é crise é o que então? Com relação aos Profissionais que não foram citados na matéria do Tuty a situação é reflexa dos problemas de base. Ubatuba sempre teve 6 surfistas entre os 16 melhores do ranking paulista PRO por décadas, diferente de 2009 que terminamos com 2 Top e 2010 temos dois também.
No Brasil Tour Saulinho é o nosso melhor representante em 26º e da nova geração Gustavo Henrique aparece em 57º. Se continuar assim a geração de ouro que citei acima terá que carregar o piano sózinha por mais alguns anos no BSP. Só não vê quem não quer. Julgamento é polêmico no mundo inteiro, mas podemos começar arrumando o quintal de casa. Será que estes resultados duvidosos não são os monstros que assustam nossas criancinhas??? Ao trabalho amigos, precisamos melhorar, Ubatuba é e sempre será celeiro de talentos devido a qualidade de suas ondas e familias que respiram surfe em grande quantidade e que estimulam suas crias para nosso amado esporte. Parabéns Tuty vc tem 7° de hipermetropia mas está enchergando melhor que muita gente, let's go surf galera!

Texto de Marcelo Aguiar: Surfista desde 1979, Psicólogo de adolescentes desde 1989, Instrutor técnico formado pela ISA/CBS, criador da Escolinha da Baleia (escolinha vice campeão do Quiksilver Surf School 2002), Diretor da AUS em 1999 gestão Tadeu Pereira/Demon e pai dos talentosos Pedro, Artur e Diego Aguiar que juntos possuem mais de 170 finais no estado de SP.
Artur Aguiar não se intimida dentro dágua e agora mostra
que é radical fora dela também

2 comentários:

  1. eu to junto!! acho que pode melhorar mta coisa!!! vlw marcelo sou mto grato a vc e sua familia, mto obrigado de coraçao!!! lucas santos

    ResponderExcluir
  2. O Sinal de Alerta foi dado, por um surfista de 17 anos, um adolescente eu teve esta iniciativa.
    Surfo há 38 anos, nestes anos acompanhei o crescimento impressionante do esporte no pais e no mundo.
    Os surfistas e os Campeonatos colocaram muitas cidades que estavam as moscas no cenário e roteiro de viagens graças ao mundo chamado SURF.
    Quem se lembra US TOP de surf na Praia de Itamambuca, Hang Louse na praia da Joaquina, Guarujá, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, citando alguns dos grandes campeonatos que vi no decorrer dos anos.
    Quem poderia imaginar a maior empresa do Brasil patrocinando um circuito brasileiro de Surf, a TV transmitindo ao vivo estas etapas que loucura.
    Harley na Califórnia a premiação de 1 milhão de dólares, precisa de mais?
    Fico ORGULHOSO de ver o relato do Surfista Tutty E UM ALERTA.
    Não vamos deixar apenas algumas pessoas, acabar com um esporte que temos em nossas almas
    Vamos mudar este cenário junto o Tuty.
    TODOS NOS PRECISAMOS DE INSENTIVOS.
    VAMOS INSENTIVAR NOSSOS FUTUROS CAMPEÕES

    João Gustavo Avelino
    Freesurf

    ResponderExcluir